segunda-feira, 11 de abril de 2011

Saúde e MMA

A partir de hoje teremos este espaço no blog da Ju para conversarmos sobre a fisioterapia e suas ações preventivas e/ou curativas em atletas de artes marciais e outros esportes.
Com a participação dos leitores esperamos levar a estes atletas novos conceitos de prevenção e as novidades sobre tratamentos em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva.


Para iniciarmos esta coluna vamos desvendar o joelho. Sua anatomia, função , e lesões decorrentes de esforços ou traumas esportivos. Vamos esclarecer principalmente a prevenção destas lesões, ação importantíssima para atletas profissionais e amadores nos seus treinamentos diários.

Para permitir que o nosso corpo possa realizar alguma de suas funções, como correr, andar, pular e outras tantas, esta articulação tem como função principal flexionar e estender a suas estruturas, formadas pelo fêmur (osso da coxa) que roda sobre a tíbia (osso da perna) na sua parte superior. Na parte anterior existe um osso arredondado, palpável chamado patela (rótula) que desliza dentro de um sulco na porção anterior e inferior do fêmur. Grandes ligamentos ( LCA -ligamento cruzado anterior-LCP -ligamento cruzado posterior- LCM -ligamento colateral medio- LCL -ligamento colateral lateral-) unem o fêmur e a tíbia para promover estabilidade, enquanto o musculo quadriceps, na parte frontal, estende o joelho e os musculos isquiotibiais ,na parte posterior da coxa, flexionando ou dobrando o joelho.

As superfícies articulares, onde estes ossos entram em contato, são cobertas de uma cartilagem especial, chamada de cartilagem articular. Esta cartilagem torna possível o movimento articular. As demais superfícies do joelho são cobertas por uma fina camada de tecido chamado de membrana sinovial. Esta membrana libera líquido especial que lubrifica a articulação e reduz o atrito próximo de zero em um joelho normal. Normalmente todos estes componentes trabalham em harmonia. Mas doenças ou traumatismos podem romper esta harmonia, resultando em dor, fraqueza muscular e perda de função.

Algumas formas de lesões
O joelho por ser muito vulneravel,pode ser lesionado de varias formas,como:
- Trauma direto (ex.pancada)
- Trauma indireto(ex.entorse)
- Excesso de uso inadequado

Dentro do esporte as lesões mais comuns são:
- Lesões ligamentares (distensões e ou rupturas)
- Tendinite patelar (essa chamada popularmente de joelho de saltador)
- Condromalácia patelar
- Lesões de menisco

Para o tratamento e reabilitação destas lesões existem os tratamentos invasivos, como cirurgias, e os tratamentos não invasivos.
Hoje a fisioterapia tem papel fundamental no tratamento destas lesões, sendo no pós operatório de cirurgias ou no uso de seus métodos nos tratamentos não invasivos. As terapias mais usadas são o calor e o frio, lembrando que este último é importante tambem na prevenção de lesões.
Falando em prevenção, esta deve ser feita constantemente com o fortalecimento dos musculos da coxa e da perna e durante os treinos sempre lembrar os limites de cada um, evitando danos significativos.
Com um trabalho de prevenção,os atletas tem uma melhora em suas performances, economia para suas equipes com menos recursos financeiros em seus tratamentos.

Como comentei no inicio desta coluna, aguardo a participação dos leitores para a valorização do esporte através da saúde de seu atletas.
Um abraço e um beijo,
Dra. Melissa Rodrigues Schonröck
CREFITO 2100LTT_F
Fisioterapeuta especializando em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva.

Um comentário:

  1. Oiii ju sou fisioterapeuta e trabalho com o rafael cordeiro aqui na california.Voce 'e minha amiga no face. Vamos manter contato..
    obrigado

    ResponderExcluir