segunda-feira, 24 de março de 2014

Quando a experiência fala mais alto....

Ao ser questionada sobre quem ganharia o combate Shogun VS Henderson, eu prontamente respondia “Shogun, com certeza! Dan Henderson tem que se aposentar já”. E, não é que ele veio para mostrar que ainda pode entrar algumas vezes no octagon. Aos 43 anos, Henderson nocauteou o curitibano Shogun na noite deste domingo, desbancando o brasileiro em casa. Shogun iniciou a luta muito bem e inclusive, estava ganhando. Porém, no intervalo do 2º para o 3º round, o técnico de Henderson o alertou: “Muda a estratégia. Você tem que pegar ele de surpresa”. Foi o que aconteceu! Hendo acertou um cruzado em Shogun, que rendeu a sua vitória. A união da experiência com mudança de estratégia na hora certa resultou no excelente resultado.

Leio muito sobre gestão e, cada vez mais, tenho certeza que ela deve ser aplicada no MMA. Para ser destaque no mundo da luta, não basta ter apenas o dom. Assim como no mundo dos negócios, o que dá a vitória ao lutador é a execução do ciclo completo. Definição correta do foco a seguir, planejamento de todo o processo e a realização dentro do octagon.

Outro exemplo bem sucedido nesta edição do UFC foi o conhecido como Rocky Balboa brasileiro, Fábio Maldonado. Lutou bravamente durante os três rounds. Nos intervalos, ouviu os seus corners sobre a intensidade dos golpes que ele deveria dar. Sem dúvidas, no 2º e no 3º round, ele soube como ninguém desarmar o seu adversário e usar o seu afiado boxe ao seu favor. Foi uma brilhante luta! Com suas 22 lutas de boxe invictas, a experiência também contou neste caso.


E em homenagem ao Maldonado, termino com o clássico pensamento do Rocky Balboa: Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário